sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Não Consideraram Nem Mesmo as Criançinhas...

Na última segunda-feira (12/10), comemoramos o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, e, também, o Dia das Crianças. Ao longo dos anos Candeias se acostumara a festas bem estruturadas para os baixinhos nas praças públicas, com a preseça de palhaços, parques de diversões, brincadeiras, muitas gulozemas, além de contar com atrações de peso da nossa música infantil, como Carla Pérez, Eliana, Mara Maravilha, Turma do Chiquinhos, Palhaço Escovinha, dentre outros. O evento ganhou tanta notoriedade no município, ao ponto dessa data ser esperada com muita expectativa, não só por parte das crianças, mas, por muitos pais, que na maioria das vezes não tinham verba suficiente para presentear seus filhos, depositando na prefeitura essa "responsabilidade" de agradar as crianças.
A demanda foi crescendo, a prefeitura começou à presentear a meninada já nas escolas, contando com o apoio das Secretárias de Educação e Cultura. Logo depois, o projeto começava à incluir as crianças dos distritos, preprarando-as para a grande festa do dia doze na cidade.
A lógica comum de qualquer projeto que está em expansão é sempre melhorar. Trabalhando em cima dos erros do ano anterior, preenchendo algumas lacunas, aprimorando assim, cada vez mais o empreendimento, todavia, o que vimos esse ano foi o inverso dessa lógica. O Dia das Crianças, (desculpem à expressão), foi "roubada" pela prefeitura! Não permitiram que o sorriso inocente das crianças desse um novo contraste num munícipio carente de amor e cuidados. Infelizmente, o Dia das Crianças foi considerado pela administração de Candeias, como um dia qualquer, afinal, elas(As crianças), não entendem nada mesmo... Isso se chama pobreza de pensamento!
Pensem comigo: quantas crianças desse munícipio ficaram sem ganhar um brinquedinho, até mesmo no valor simbólico de um real? Será que a prefeitura não tinha dinheiro para isso, ou será que aqui é o município mais pobre do estado? Pelo contrário, o munícipio é rico, no entanto, suas ações o leva a categoria dos mais pobres.
Graças a Deus somos um povo dinâmico, não esperamos muito pelos poderes públicos dessa cidade. Tive essa prova, quando passei por alguns distritos, onde me surpreendi com os moradores da própria comunidade fazendo o Dia das Crianças acontecer. Em Passé, houve gincana, os instrumentos eram improvisados, baldes, panelas velhas, até o recipiente que compõe a descarga; em Menino Jesus, houve desfiles, premiações, distribuições de doces e salgadinhos, em Passagem dos Teixeiras, houve distribuição de sorvetes doces e brinquedos; por fim, dentro do município, os moradores do bairro da Santa Clara fizeram um arrastão com mini-trio para a criançada, e, na praça Doutor Gualberto, o grupo Renascer da Paróquia Nossa Senhora das Candeais, realizou o Renascer Kids, com palhaços, malabaristas e personagens do mundo infantil.
Alguns desses eventos tiveram o patrocínio da prefeitura e, de alguns vereadores, como Andréa Testa(PMDB), Serrinha SS(PMDB), Jairinho(PRB), além do advogado e escritor Jair Cardoso(PDT), mas, o que estou colocando em questão não são as migalhas que a prefeitura disponibilizou no pensamento de ter feito "sua parte"no Dia das Crianças, mas, sim, do descaso que essa data tão especial sofreu por parte do poder público.
Maria Maia você tem ainda três anos pela frente, podendo fazer tudo diferente que fez este ano, de quebra, terá a oportunidade de mudar minha opinião e, de muitos candeienses . Dê mais atenção as nossas crianças, por que, o mundo delas é da imaginação, e isso é de graça, não vai desfalcar de modo algum os cofres do munícipio. O Dia das Crianças pode ser todos os dias, mas a data não. Não querendo fazer comparações, mas já fazendo, a prefeita de São Francisco do Conde Rilza Valentim(PT), presenteou os meninos com bicicletas e as meninas com bonecas enormes! E você, deu o que as nossas crianças? Acho que no mínimo esperanças para o ano que vem...
Por fim, lembro bem Maria Maia no tempo da campanha, que você disse está apoiada no trio da vitória. O refrão da música era assim: "o trio de Maria é: Geddel, é Wagner, é Lula". Geddel está por aí decidindo se se candidata ou não ao governo do estado, Wagner está na correria para mostrar à população de Salvador e região que merece o segundo mandato, Lula está em Brasília, já você, bom, aí já não sei... Só sei que as crianças sentiu sua falta, justamente, nesse dia tão especial dedicado a elas. Lembre que um dia você também foi criança, e com certeza, também gostava de ganhar alguma coisa, não importava que coisa era, o importante para você é que aquele dia era especial. Sendo assim, acredite que essa data ainda continua sendo especial para as crianças de hoje também.
Acorda Maria...

4 comentários:

Fernanda Freitas disse...

"Acorda Maria..."
Tomara que ela leia!

Unknown disse...

O Dia das Crianças, (desculpem à expressão), foi "roubada" pela prefeitura! Não permitiram que o sorriso inocênte das crianças desse um novo contraste num munícipio carente de amor e cuidados. GOSTEI MUITO DO TEXTO E PRINCIPALMENTE DESSE PARAGRAFO. É TÃO FACIL FAZER UMA CRIANÇA SORRI...
PARABENS VICTOR PELA MATÉRIA

Unknown disse...

Parabéns colega a matéria ficou execelente,diferentemente das crianças que não tiveram a oportunidade de ter um dia de muita alegria.Espero que essa prefeita acorde e que ela possa transformar a vida dessas crianças nos anos seguintes,seguindo o exemplo de Rilza Valentin.

Ivana Bispo disse...

Congratulations my great friend!

MInha Mãe Minha Flor

Do que seria do meu jardim se faltasse a mais bela flor que Deus criou e me deu como mãe, a mais valiosa de todas as flores que se esconde nos vales e campinas pouco habitável pelas pessoas. Como é bom mãe saber que fui gerado no mais belo jardim, que é seu seio materno, e na mais bela flor da face da terra! Sei que jamais poderei ser o jardineiro que você merece, mas eu não quero ficar longe de suas mais belas pétalas que conseguem transformar meu coração duro em um campo fecundo e cheio de amor para compartilhar com o outro.
Você mãe tem o poder de mudar muitos corações, principalmente, aqueles que estão fechados para o amor, pois de sua boca sai palavras de vida, dos seus gestos saem expressões de motivação, algo que é necessário para sermos vitoriosos nessa luta que é a vida, do seu sorriso sai esperança, sentimento esse, que nos alerta há jamais deixar-mos de sonhar, e por fim, seu abraço é capaz de transmitir a força necessária que me faz acrerditar sempre no amor.
Obrigado mãe por ter me dado a oportunidade de ser seu filho. Eu poderei reclamar de muitas coisas nessa vida, menos do fator de ter uma mãe, desculpe minha modestia, tenho uma grande mãe!!!
Não posso te olhar sempre e nem te abraçar, mas o que posso eu sempre faço: Eu fecho meus olhos e lembro que um dia fui seu bêbe! Tive a oportunidade de chorar, sorrir te sujar e até mesmo de pronunciar minha primeira palavra: Mamãe.

Hoje já estou crescido e o que mais doí é saber que o meu tempo de criança já passou.Por outro lado, o bom disso tudo, é saber que tenho uma mãe que mesmo estando longe sempre lembra de mim, jamais perde o que tem de mais precioso que o seu amor de materno. Agora só me resta cultivar esse lindo jardim que você faz sua morada. Ele pode até faltar as orquideas, o girasssol, os mais belos lírios e margaridas, no entanto no meu jardim só não pode faltar uma flor chamada Isa!!!!!!!!!!!!!

Por Uilson Souza










Quem sou eu

Minha foto
Candeias, Bahia, Brazil
Eu Sou Uilson Victor, natural do município de Candeias, Tenho como maior objetivo interpretar os fatos usando as ferramentas da comunicação e a ética como carro-chefe da minha carreira jornalística.
Powered By Blogger