sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Candeias 51 anos: "Uma Boa Idéia"

Não sei se essa frase "Uma Boa Idéia" lhe lembra alguma coisa, mas caso você tenha esquecido, vou refrescar sua memória: a cachaça Pirassurunga, mais conhecida como 51, ou água que passarinho não bebe e tubarão não nada, tinha em sua propaganda essa frase citada acima, e, por íncrivel que pareça, Candeias chegou nesse número sugestivo. Moral da história: a cidade encontra-se em uma extrema enbreaguês de bom senso. Vou explicar.
Candeias comemorou no ultimo dia 14 de agosto, 51 anos de emancipação política. Ao completar "boldas de ouro" no ano passado, a cidade regrediu de maneira considerável. Seguiu fielmente a cronologia ao que conhecemos como descaso municipal: das boldas de ouro, passou para a prata, seguindo para a bronze, depois para o metal, hoje, creio que o descaso chegou a um pequeno pedaço de madeira instutentável, ou na melhor das hipóteses, a um ferro enferrujado desgastado pelo tempo.
Traduzindo essa hipérbole que fiz acima, por aqui está faltando: EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, SAÚDE, ESPORTE e LAZER. O engraçado é que, quando esses políticos estão nos palanques discursando seus futuros feitos, eles geralmente têm essas quatro palavras como slogan de suas falsas promessas. Sendo assim, quero começar nossa reflexão pela tão debatida EDUCAÇÃO. Que segundo grandes pensadores, ela é a célula futurista da nova sociedade. Escolas com professores incapacitados de até mesmo lecionar o aluno no ensino fundametal, já que o próprio docente também não se capacitou adequadamente para exercer tamanha responsabilidade. Outro dia conversando com um grande amigo e historiador daqui de Candeias, o mesmo relatou que alguns bons professores não ficam na cidade, pois os municipios vizinhos como Madre de Deus, São Francisco, Simões Filho, dentre outros... Pagam melhor a esses profissionais, e, advinhe quem perde com essa migração dos nossos professores? Certa a resposta! Nossos alunos.
Nossos estudantes não têm um referêncial disciplinar ou patriotista. Um exemplo claro, é a extinção ao cântico do Hino Nacional antes de começar a aula. Inclusive, eu só canto o hino nos jogos da seleção, ou em alguma ocasião eventual, como aconteceu recentemente na minha formatura em Jornalismo.
A SAÚDE só está andando porque sempre tem alguém doente. Há uns meses atrás, peguei uma entrevista do secretário de saúde do município doutor Brás, na rádio Baiana FM, onde ele dizia que o corte da verba na àrea da saúde foi muito grande. A contradição é que na última pesquisa do IBGE Candeias aparecia na 6ª colocação em relação aos municípios com maior PIB do Brasil, mas, se ele (o secretário) está dizendo que o corte foi significativo, fazer o que?
O Hospital Ouro Negro volta e meia não atende os paciêntes por motivos fúteis. Faltam materiais de esterilização, medicação básica, ambulâncias, e, o pior: falta médico!
No ESPORTE a coisa já esteve feia! Até uns dias atrás o ginásio de esportes acontecia de tudo por lá, exceto esporte. Cutos religiosos, formaturas, 15 anos, casamentos, até festival de piadas. Hoje está bem melhor! No entanto, volta e meia acontecem algumas coisas curiosas por lá. Em duas ou três oportunidades quando estávamos indo para o ginásio bater o baba no domingo, nos deparamos com torneio de passarinhos! Queria muito que o IBAMA participasse desse torneio, para que os agentes deste orgão perguntasse ao secretário de esportes Jaime que modalidade era aquela, e se o passáro vencedor carimbava automaticamente o passaporte para os jogos olímpicos ou Pan-Americanos.
No LAZER não tenho muito a comentar. Afinal, se não temos esse negócio chamado lazer, como posso discorrer sobre o assunto? A praça Doutor Gualberto nos finais de semana é palco de motoqueiros malucos, violência e sons de carro ligados no último volume. As músicas mais tocadas nessa poluição sonora são... Deixa prá lá. Acho que não vale à pena citar essas pérolas na nossa simples reflaxão. Na "Casa da Cultura", pode ter muita coisa, menos cultura. Mas, se ensistem em continuar com esse complexo nome...
Por fim, aí está 51 anos de emancipação da cidade de Candeias. E se caso você esteja se perguntando por onde anda a prefeita da cidade, que não está fazendo nada para reverter esse quadro, vou lhe dizer onde poderá encontrá-la: o jornal A Tarde publicou nesta última Quarta-feira 09/09, que a mesma está prestando contas ao TCM (Tribunal de Contas do Municípios), pelo não envio de informações sobre obras e serviços de engenharia, através do Sistema de Cadastramento de Obras. A matéria ainda destaca, que Maria Maia terá que devolver aos cofres do município à quantia de R$ 5.855,06 milhões de reais. Depois de tudo isso meu amigo(a), o 51 da cachaça é uma "Boa Idéia" ou não é?
Há! Já ia esquecendo: parabéns Candeias, infelizmente não poderei participar do seu aniversário por motivos sociais.

7 comentários:

Social Esportes disse...

Muito boa sua nota meu caro amigo. Estamos precisando disso alguém que defenda nossa classe de alunos, atletas e cidadãos. Muito obrigado!!!

nanda disse...

Prabéns!!!
ótima materia, afinal é a realidadde
de seu municipio...

Unknown disse...

Parabens Victor pela matéria
só o tempo para reconhecer o seu talento... Vamos lutar para mudar... até porq a mudança começa por nós...

Unknown disse...

para darmos mil passos precisamos dar o primeiro e é o q vc fez.Meus parabéns exelente

Unknown disse...

Adauto Reis!
É tão emocionante,ler seus comentários Uilson, é como se eu estivesse escrito cada paragrafo!
E mais amigo se hoje Candeias tem algun tipo de esporte,arte e certos eventos de lazer, concerteza não foi com o apoio da prefeitura ou secretários respectivos de cada aréa.
Abri-mão de ir a camêra municipal,porque odeio ouvir besteira.
Tenho a conpanhado cituações inacreditavéis sobre tal assunto. Por diversas vezes confesso: mim sentir um criminoso, ou que fazia algo máculavel aos olhos da lei.
Foi quando descobrir que a lei se molda a cada pessoa possuidor de quaisquer poderes ( apanágio ), pois não existe fiscalização e quando acontece são completamente conivente com as decisões do poder.rsrsrs
É tão engraçado porque en conversa com pessoas esperientes perguntei movido pela curiosidade sobre o REGIME MILITAR, e mim respoderam:
Você esta vivendo um!rsrsrsrs!
O QUE PODEMOS FAZER! Se nós os ofendidos é que ultilizamos e esperamos a tal " LEI ", muitas vezes tão tardia.
Quando olho firme mente, aos olhos de quem honestamente tentam promover, algum tipo de cultura
percebo a esperança apear, e já não é tao perseverante, se desfinha nas basilar, fracassadas tentativa de erguer-se.
Adrede, lutamos, criamos projetos com afã e afinco, nos sentimos adónis; sem a mácula das forças maiores anos adstringir en todos os sentidos afora dos q mantm vivos os sonhos. Talvez o meu não tornou-se real, mas concerteza o alhures, tentamos com forças próprias realizar o de nossas crianças! Por isso lutamos tanto, pelo sorriso de cada uma que nos invade dando luz e força as cituações impussiveis!rsrsrs.
PARABÉN AMIGO! VENCEREMOS E A JUSTIÇA CHEGARÁ! ISSO SIM É UMA BOA IDÉIA!RSRSRS

Anônimo disse...

Olá Uilson Vitor,

É um prazer olhar este blog e perceber o compromisso e a tentativa de ser melhor no que você se propõe a fazer...
Penso que estamos no caminho certo...
Desejo visitá-lo mais vezes para que contribuamos um ao outro nesta proposital necessidade de comunicar e fazer interlocução, contextos e intertextos de questões/assuntos da vida/vando cotidiana...
Tenho uma dicas para você. Espero que possamos nos comunicar/encontrar o quanto antes. Estou contigo nesse reflexão de refazer, repensar e reescrever os atos, as coisas e tudo que gera e destrói [com ou sem acento] a vida.
Sucesso todavia e esforçar-se, sempre, mesmo quando não for possível...

[Será, faça SER]

Jean Therese Souza..

Verônica Miranda disse...

Gostei muito da forma com que escreve.Talento é o que não te falta. É bom saber que existe pessoas como você que busca não só informar, mas também denunciar os problemas socias.

MInha Mãe Minha Flor

Do que seria do meu jardim se faltasse a mais bela flor que Deus criou e me deu como mãe, a mais valiosa de todas as flores que se esconde nos vales e campinas pouco habitável pelas pessoas. Como é bom mãe saber que fui gerado no mais belo jardim, que é seu seio materno, e na mais bela flor da face da terra! Sei que jamais poderei ser o jardineiro que você merece, mas eu não quero ficar longe de suas mais belas pétalas que conseguem transformar meu coração duro em um campo fecundo e cheio de amor para compartilhar com o outro.
Você mãe tem o poder de mudar muitos corações, principalmente, aqueles que estão fechados para o amor, pois de sua boca sai palavras de vida, dos seus gestos saem expressões de motivação, algo que é necessário para sermos vitoriosos nessa luta que é a vida, do seu sorriso sai esperança, sentimento esse, que nos alerta há jamais deixar-mos de sonhar, e por fim, seu abraço é capaz de transmitir a força necessária que me faz acrerditar sempre no amor.
Obrigado mãe por ter me dado a oportunidade de ser seu filho. Eu poderei reclamar de muitas coisas nessa vida, menos do fator de ter uma mãe, desculpe minha modestia, tenho uma grande mãe!!!
Não posso te olhar sempre e nem te abraçar, mas o que posso eu sempre faço: Eu fecho meus olhos e lembro que um dia fui seu bêbe! Tive a oportunidade de chorar, sorrir te sujar e até mesmo de pronunciar minha primeira palavra: Mamãe.

Hoje já estou crescido e o que mais doí é saber que o meu tempo de criança já passou.Por outro lado, o bom disso tudo, é saber que tenho uma mãe que mesmo estando longe sempre lembra de mim, jamais perde o que tem de mais precioso que o seu amor de materno. Agora só me resta cultivar esse lindo jardim que você faz sua morada. Ele pode até faltar as orquideas, o girasssol, os mais belos lírios e margaridas, no entanto no meu jardim só não pode faltar uma flor chamada Isa!!!!!!!!!!!!!

Por Uilson Souza










Quem sou eu

Minha foto
Candeias, Bahia, Brazil
Eu Sou Uilson Victor, natural do município de Candeias, Tenho como maior objetivo interpretar os fatos usando as ferramentas da comunicação e a ética como carro-chefe da minha carreira jornalística.
Powered By Blogger